O sucesso do Low Carb

Todo mundo já ouviu no termo Low Carb, associado à dietas em que há a restrição do consumo de alimentos que possuam carboidratos, como massas, cereais, féculas e congêneres. O termo derivado do inglês é amplamente difundido porque o tal método, na maioria dos casos, promove uma perda de peso rápida e sem maiores problemas.

É uma novidade antiga, uma vez que foi concebida na década de 70 por uma marca que promovia o emagrecimento. Hoje em dia foi repaginada, ganhou a atenção de celebridades e incentiva um consumo maior de proteínas.

Qual a explicação para cortar o carboidrato?

Emagrecer requer a perda de gordura corporal, como já sabemos. E o que poderia promover uma queima rápida de gordura, além de exercícios? Inicialmente seria a diminuição da insulina que nosso corpo produz naturalmente e que, quando alta, incentiva o acúmulo de gordura. E o que diminuiria a insulina? Bingo! Sim, o corte do carboidrato na alimentação.

Falando em prazos, uma dieta baseada na técnica do Low Carb é bem eficaz, mostrando seus resultados rapidamente. A solução imediata sempre seduz e esse é o segredo dela ser tão bem divulgada. Mas o que poucos sabe, é que, aliada ao consumo restrito de carboidratos, as calorias ingeridas também são repensadas, formando uma cadeia de fatores para que o emagrecimento ocorra de forma súbita.

Como nada na vida é perfeito, nosso corpo entende essa restrição como algo ruim. É como se um alarme soasse no organismo e a mensagem é: algo precisa ser feito para proteger a integridade das células. Então… Acontece o inevitável: a fome aumenta cada vez mais. O resultado é que a gordura armazenada se mantém e todo o peso que foi perdido também pode voltar.

Um emagrecimento saudável requer uma alimentação balanceada, programa de reeducação alimentar, exercícios físicos e, claro, acompanhamento de profissionais da saúde. Uma dieta restritiva nunca é uma boa saída. No caso do corte de carboidratos, a situação é ainda mais agravante, uma vez que a glicose vinda desse nutriente é usada como fonte de energia do cérebro.

Então, o segredo é o equilíbrio. Comer sem restrições mas em quantidades adequadas à sua rotina e ao seu biotipo é um fator eficiente para a boa manutenção do peso e da saúde.

Relacionadas

O sucesso do Low Carb

Todo mundo já ouviu no termo Low Carb, associado...

Pele saudável em todas as ocasiões

As estações do ano e as rotinas pessoais de...

O que são nutricosméticos?

Em uma alimentação saudável, onde a maioria dos alimentos...


Deixe o seu comentário!

Receba Nossa Newsletter