Cuide da saúde do seu coração com atividades físicas

Um coração saudável requer a mobilidade voluntária do nosso corpo — essa é a recomendação de qualquer médico quando o assunto é prevenção. Isso porque, com o esforço das atividades físicas, o coração busca formas de exercer sua função com mais eficiência. Em outras palavras, leva o sangue para todo o corpo com menos esforço. Assim, as inúmeras ramificações de vasos e artérias ficam mais elásticas e mais saudáveis e o resultado não poderia ser outro: a prevenção do infarto, hipertensão, derrame e até colesterol alto.

Segundo se sabe por pesquisas e estudos médicos, uma pessoa que não pratica exercícios físicos pode atingir até 100 batimentos por minuto! Isso é um problema porque o coração atinge a estafa e pode acarretar problemas sérios. Já uma pessoa que possui uma rotina de atividades regulares, pode reduzir quase pela metade esse valor, sendo 70 batimentos por minuto uma frequência ideal na maioria dos casos.

Já elevar a frequência cardíaca na hora do exercício é o objetivo principal para que o coração fique cada vez mais em “repouso” nas horas em que estamos parados.

Tempo e frequência

Você não precisa passar duas horas na academia todos os dias para proteger o coração. Mesmo pequenas quantidades de atividade física podem reduzir o risco de doença cardíaca, diz um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA).

Reservar um tempinho, como 30 minutos, para uma atividade rápida diária já é o suficiente para se beneficiar. Ou seja, não é preciso passar horas na academia para ser mais saudável. Mas, sim, os riscos de doenças cardiovasculares podem ser ainda mais reduzidos a medida que aumentamos o tempo dos exercícios.

O segredo são as atividades constantes e não, por exemplo, só nos finais de semana. Os efeitos também não são imediatos mas a médio e longo prazo já é possível notar a diferença no ritmo cardíaco.

Corrida

Ela afasta o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e colesterol alto, graças ao condicionamento físico que a atividade proporciona. Sendo uma atividade aeróbica, a corrida de longa duração e baixa intensidade condiciona o coração.

Uma corrida de duração mais extensa e com intensidade moderada é uma atividade aeróbica excelente para condicionar o coração. A configuração dessa atividade reduz o colesterol e reduz a hipertensão. É indicado para quem quer começar suas atividades. E, é claro, sempre começando moderadamente e depois aumentando o ritmo com o passar do tempo.

Caminhada ao ar livre

Para afastar o perigo da hipertensão, aposte nas caminhadas. As passadas reduzem a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas seguintes. Essa foi a conclusão de uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

Para quem não pode fazer esforço de muito impacto ou para quem vem de um sedentarismo mais prolongado, a caminhada é uma indicação excelente. Já no primeiro momento a pressão arterial é reduzida por causa do aumento do fluxo sanguíneo que obriga as artérias a se dilatarem.

A caminhada é excelente para prevenir infartos e derrame.

Esteira

Para quem não pode caminhar ao ar livre (por causa do horário ou outras limitações) a esteira é uma boa opção. Praticar a caminhada no equipamento a 5,0 km/h condiciona muito bem o coração. E ainda tem um benefício extra em relação à caminhada ao ar livre: protege, também, os tornozelos e joelhos pelo impacto baixíssimo nessas áreas.

Natação

São vários os benefícios de quem opta pela modalidade, principalmente quando se está fora de forma. Dois desses benefícios são o baixo impacto nas articulações e a melhora do processo cardiorrespiratório.

Outra atividade que oferece um impacto muito baixo nas articulações e fornece um bom condicionamento físico é a natação. Aliada a um bom instrutor, é possível melhorar a sua atividade cardiorrespiratória e acelerar a queima de gordura corporal.

Combinar treinos diferentes também faz com que o corpo não se “ajuste” às atividades. Assim ele é surpreendido e o valor calórico gasto sempre vai ser mais elevado.

Variação dos exercícios

Os grandes especialistas em saúde cardiovascular sugerem que a variação da modalidade é mais benéfica do que a manutenção da mesma atividade aeróbia. “Desta forma, se eu faço natação na segunda-feira, corrida na quarta-feira e pedalo no final de semana, eu propicio maior benefício à saúde cardiovascular do que a mantendo o mesmo gasto esportivo”, aponta o professor de educação-física. A variação de treino contínuo e intervalado também mostrou-se mais eficaz no aumento do consumo de oxigênio.

Para ampliar os resultado, o ideal é intercalar os dias com exercícios diferentes. Isso manterá o corpo sempre em busca de mais eficiência por não saber ao certo à qual atividade se adaptar. E esse é o objetivo: o organismo não pode se acostumar, ele precisa ser desafiado a novas demandas. Os benefícios para o coração aumentam consideravelmente.

Você sabia que nós desenvolvemos uma solução para você que possui pratica esportes e procura uma vida saudável? A Solução Corpo Pleno, une o Dream Curves, Siliciee e o Cellu Fitem um só combo com 10% de desconto no total. Clique aqui para saber mais!

Relacionadas

O sucesso do Low Carb

Todo mundo já ouviu no termo Low Carb, associado...

Pele saudável em todas as ocasiões

As estações do ano e as rotinas pessoais de...

O que são nutricosméticos?

Em uma alimentação saudável, onde a maioria dos alimentos...


Deixe o seu comentário!

Receba Nossa Newsletter