A importância das fibras para o nosso organismo 

Elas são essenciais para o bom funcionamento do trato gastrointestinal  

Para manter uma alimentação saudável, seu corpo precisa ingerir uma grande variedade de nutrientes, incluindo as fibras. Para conhecer mais sobre elas, a Divinitè preparou o seguinte material. Confira! 

O que são as fibras? 

As fibras alimentares são resíduos de células vegetais que não podem ser digeridos pelo nosso corpo. Isto ocorre devido à resistência que as fibras possuem em relação às enzimas digestivas. Elas são de extrema importância para a digestão, e podem ser solúveis e insolúveis. 

Fibras solúveis  

Como o nome sugere, este tipo de fibra tem a capacidade de se dissolver na água, formando uma espécie de gel. Este gel aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago, proporcionando uma sensação de saciedade maior.  

Além disso, as fibras solúveis ajudam na regulação do trânsito intestinal, já que aumentam a fermentação e proliferação das bactérias entéricas.  

Este tipo de fibra também auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim e ajuda no controle da glicemia. 

Fontes de fibras solúveis 

  • Aveia; 
  • Beterraba; 
  • Cenoura; 
  • Lentilha; 
  • Soja. 

Fibras insolúveis 

Este tipo de fibra não interage com a água, permanecendo intacta no trato gastrointestinal. Por não se dissolverem, estas fibras acabam não formando gel, porém mesmo assim contribuem para o bom funcionamento do intestino.  

Uma das principais funções desta fibra é aumentar o bolo fecal, diminuindo o tempo de trânsito intestinal.  

As fibras insolúveis também são associadas com a prevenção do câncer no intestino. Isto porque elas retêm substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas durante os processos digestivos. Estes elementos nocivos são eliminados rapidamente do organismo, através das fezes.   

Fontes de fibras insolúveis 

  • Abóbora; 
  • Cereais inteiros; 
  • Farelo de trigo; 
  • Feijão; 
  • Pão integral; 
  • Verduras folhosas. 

Conheça o NutraPsyllium 

Para cuidar da sua saúde e melhorar a qualidade de vida, invista no NutraPsyllium. O composto é ideal para você suprir suas necessidades diárias de ingestão de fibras, de uma maneira prática e deliciosa.  

Além de vegano, o produto possui outros diferenciais, como a isenção de glúten, açúcar, lactose e conservantes. Assim você garante a saúde e bem-estar que merece. 

Agora que você sabe mais sobre os benefícios das fibras para seu corpo, aproveite para visitar o site da Divinitè e encomendar o seu NutraPsyllium. Sua saúde agradece! 

 

Relacionadas

O sucesso do Low Carb

Todo mundo já ouviu no termo Low Carb, associado...

Pele saudável em todas as ocasiões

As estações do ano e as rotinas pessoais de...

O que são nutricosméticos?

Em uma alimentação saudável, onde a maioria dos alimentos...


Deixe o seu comentário!

Receba Nossa Newsletter